Como evitar a recuperação/reprovação

Final de ano, provas finais chegando, e nós já sem unhas para roer. Enquanto isso, algumas pessoas sortudas já estão a desfrutar das férias, enquanto nós, meros mortais, quebramos a cabeça tentando aprender tudo que não aprendemos por um ano inteiro para não sermos reprovados. Sei bem como é. Pelo menos na minha escola, ainda não entrei em férias, pelo contrário, ainda nem chegamos ao final do ano letivo! Meixmo assim, posso ser considerada uma boa aluna (tá, mais ou menos uma boa aluna), então vim dar umas dicas valiosas de: como se dar bem na escola nesses últimos bimestres. Caso você seja do tipo de estudante que está precisando de uma nota nesses últimos bimestres, aqui estão minhas dicas de CDF para te salvar. Vamos lá!
1 - Larga esses aparelhos criatura!
Bem, vocês já estão cansadas de tanto ouvir de suas mães: "Larga esse celular/computador! Tem tempo pra tudo nessa vida." pois é... Elas estão corretíssimas. O fato é que, não tem problemas em você gostar dessas coisas, é normal, seria estranho se você não gostasse, o problema é quando você tira o tempo de coisas importantes, como estudar, para ficar vendo a vida alheia no Facebook. As redes-sociais foram feitas para que nós fiquemos nelas o máximo de tempo o possível. Mas, sua vida não está na internet, sua vida está no mundo à fora, e você tem responsabilidades bem acima da internet. Tirem ao menos duas horas DIÁRIAS para estudarem, isso vai ajudar muito. Me ajudou para caramba ano passado (quando quase fui retida em matemática). Chega em casa, faz seja lá o que faça quando chega em casa, e estuda o conteúdo passado naquele dia. Faz um resumão de tudo que aprendeu no dia, e caso tenho dúvida, pesquisa na internet. Isso ajuda muito! E nem preciso dizer que nada de aparelhos tecnológicos como celulares perto de você quando for estudar, não é?

2 - Adiante seus deveres
Bem, todos nós somos procrastinadores no fundo, então, acredite em mim, faça logo tudo que deva ser feito o quanto mais antes possível. Acumular coisas irá criar uma bola de neve sem fim. Organização é fundamental em tudo. Trabalhos, seminários, atividades e etc, devem ser feitos bem antes do prazo de entrega. Você vai ficar enrolando e vai acabar fazendo de última hora, e, previsivelmente, ficará mais mal feito que não sei o que, isso se você fizer. Uma dica ótima para que seu trabalho/seminário/foda-se fique ótimo, é se você separar ele por partes, e a cada dia antes da data de entrega, fazer um parte. Exemplo: O trabalho é sobre Feminicídio. Em um dia, você explica o que é o feminicidio, no outro, algumas vítimas que marcaram o feminicídio, e assim vai... Fazer algo com calma é a chave para com que ela fique o mais perfeita o possível.

3 - Preste atenção a influências
Eu sei, eu sei. Amizades são amizades, mas cara... Presta atenção se suas "amizades" não acabam te fazendo não prestar atenção na explicação do professor, ou em algo importante que você deveria fazer mas acaba deixando de lado. Você não precisa cortar qualquer laço existente. Tente apenas se distanciar na hora das aulas, você precisa prestar atenção na explicação que o(a) professor(a) está dando. Pode ser difícil, mas você consegue, e verá como será mais proveitoso. Uma dica para se evitar disso, é quebrando a cabeça nos primeiros bimestres, e não nos últimos...

4 - Crie Laços com os professores
Isso pode te ajudar MUITO! Não que o professor vá te dar nota por ser amigo dele, mas ele terá confiança em você. A confiança de um professor ajuda muito o aluno. Você fica mais próxima dele, e assistir uma aula dele não será mais tão chato quanto antes, sem contar que desculpas como "ain, meu pai comeu meu trabalho" serão mais facilmente aceitas, uma vez que o professor confia em você e reconhece que estas se esforçando.

5 - Tenho hábito e suas próprias técnicas para estudar
Sabemos que hora de estudar costuma ser um tédio, mas você pode criar suas próprias técnicas de estudo, que fazem elas ficarem divertidas ou mais toleráveis. Eu, por exemplo, gosto de criar músicas ou paródias com o assunto, e se torna até mais fácil de aprender. Outra dica de ouro é quando você já souber o assunto mas sentir um pouco de insegurança, ou estiver aprendendo até, ensine a sí mesmo. "Mas como assim, me ensinar?", simples, imagine-se como duas pessoas, e que seu primeiro você está tentando ensinar algo para seu outro você. Tendeu? Sem contar que é comprovado por vários psicólogos que, ensinar te faz aprender mais que simplesmente ler algo em um livro didático. Dê uma pausa entre seus estudos, se quiser, pode separar o assunto por tópicos, e a cada tópico dê uma pausa de 10 minutos para ir descansar, MAS VOLTE PARA ESTUDAR, HEIN?! Sobre ter um hábito de estudar, não é tão difícil, é somente começar a estudar da sua técnica, até que se transforme em algo que você goste, ou algo normal para você.

6 - Não falte
Nem todos faltam muito, mas, é sempre bom evitar. Se você está precisando de pontos, você os vai ter através de alguma atividade que envolva testar seus conhecimentos sobre o assunto, agora imagina você não saber do assunto? Exato. Faltar te faz acumular atividades, assuntos e em fim, é um inferno. É bom sempre evitar. Já fui reprovada uma vez por falta. Sei que nossa cama é sagrada, mas (eu acho que) ela não vai sair correndo da sua casa.

Ficou bem grandinho, mais do que eu pensava. Espero que lhe ajudem, não esqueçam de estudar muito anjos, vocês conseguem, hehe <3. Caso tenham alguma dica, não tenham medo de comentar e ajudar a galerinha também.


PROIBIDO reblogar