
1 - Erros ortográficos:
Esse merece com toda a certeza estar no topo da lista. Pessoal, não há problema algum em errar, todo mundo erra, inclusive grandes escritores. Nosso idioma é muito complexo e cheio de regras, então não há como estar sempre escrevendo de forma adequada e sem nenhum erro. O problema em si não é errar a colocação de um ponto e vírgula, por exemplo, e sim algo bem mais obvio, tipo trocar "j" com "g", não saber a diferença de "mais" e "mas" ou "é" e "e". São coisas que fazem com que nós, leitores, ficamos super desempolgados para ler algo todo esculhambado. Ninguém merece chegar em um livro e tá tudo escrito errado e de qualquer forma. Mesmo que sua história seja a melhor do mundo, seu livro não vai ficar legal. Uma dica para não errar mais é ler outros livros, além de aprender a escrever, você aprende algumas expressões interessantes. Também consulte um dicionário físico ou virtual caso haja dúvida, e revisar os capítulos antes de os postar é sempre bom.
Outra coisa que você não deve fazer NUNCA: Não abrevie as palavras, em nome da Mãe Terra. Você não está conversando com sua amiga no Facebook, você está escrevendo um livro! Além de ficar muito estranho, também faz com que os leitores removam seu livro da biblioteca na hora
2 - Falta de organização no enredo:
Tem muitos livros no Wattpad que, eu percebo que a pessoa que criou, o autor no caso, deve ter pensado: "Nossa, que vontade de criar um livro! Acho que vou fazer um aí, depois eu desenrolo", e pronto, no dia seguinte já estava com tudo pronto, menos o planejamento da estória, que COM CERTEZA não é feito de uma noite pra outra. Não se faz um livro bom dessa forma; planeja seu enredo, o que irá acontecer, separa os acontecimentos em início, meio e fim. Criar um livro só sabendo do básico como "Fulana era uma vampira e gostava de rosas vermelhas" é algo sem fundamento, pois uma estória é bem mais complexa e detalhada que a fulana que é vampira e gosta de rosas. Por que ela gosta de rosas? Como ela virou vampira? Quem é fulana? As pessoas tem essas questões, e é importante deixar tudo claro no seu livro, mas obviamente, não precisa soltar tudo em um só capítulo, é interessante criar um clima.
Você vai ficar todo perdido na sua própria estória e não irá conseguir pensar nos próximos capítulos, ou até pensa em algo legal mas não pode colocar, pois em um capítulo anterior você colocou algo que impedisse que essa sua ideia fosse contada. Então, para criar uma estória mais legal e coerente, planeje tudo direitinho, anote suas ideias, e em fim, se planeje antes de publicar seu livro.
3 - Falta de criatividade:
Esse deveria ser o primeiro, mas com certeza não supera os erros de português. Nem preciso mencionar que, quando se tem a ideia de fazer um livro, você no mínimo deve ser original e ter suas próprias ideias. Se basear em outra obra não é proibido, mas é importante que a base da estória tenha sido elaborada pela sua linda e brilhante mente.
No Wattpad, é muito comum ver que as pessoas seguem um padrão muito 50 tons de cinza mixado com novela das cinco. É sempre a estória de uma menina, que adora montar coques bagunçados no cabelo, baixinha, pele branca, cabelos longos e etc... E sobre a personalidade, ou ela é meiga e doce e tudo mais, ou é marrenta e não leva desaforo para casa. Geralmente, essa menina acaba cruzando ou se esbarrando com um menino, que é alto, gostosão, líder do time de futebol e pegador, ou que não acredita no amor dês de que tal coisa aconteceu.
Não há problemas nenhum em fazer um clichê, sério mesmo. Eu pelo menos não tenho problemas em ler clichês, mas, cara, se tudo que compõe a estória for um esteriótipo eu já vou saindo logo. Pois isso prova o quão falta de criatividade o autor tem. Um clichê pode virar mais legal e interessante que qualquer outro livro se feito com cuidado, e mantendo a máximo de originalidade o possível.
Para te ajudar a entender mais do que falo, vamos começar pelos personagens:
Vamos deixar bem claro que, personagens humanos devem imitar o comportamento humano, correto? Então, um ser-humano é muito mais que um simples esteriótipo ideal de pessoa. Uma pessoa é complexa, tem seus motivos, e tem muito mais a oferecer e a contar do que a Patricinha, Popular e Loira da escola que e malvada com todo mundo simplesmente porque quer. Os personagens devem ser pensados, sua função na estória deve ser relevante e principalmente. Não crie mais um personagem que, não tem "vida própria", foi baseada em um esteriótipo bobo e sem graça.Sobre o enredo geral:
Como já citei: não há problemas em criar algo clichê, ou adicionar a sua estória um elemento já utilizado muitas vezes, o problema mesmo está quando sua estória vira um aglomerado de clichês. Tente ser original, pensar em coisas mais relevantes e criativas que: a Nerd feia que se apaixona pelo cara mais popular da escola. Ela percebe que não quer mais ser zoada, fica linda, ele fica dando em cima dela, acontecem mais alguns conflitos mas, no final, acabam juntinhos. Você pode ser bem mais criativo. Não é que seja chata uma estória assim, mas já é tão utilizada que você não será O criador, será apenas mais um dos que entrou nessa modinha. Tente inovar em algo, fazer algo diferente, mesmo a raiz da estória sendo um clichê, Exemplo: a nerd não deixa de ser nerd ou muda sua aparência, mas ela acaba ficando com o menino, pois ele a ama como ela é e não é um idiota. Se você quiser mesmo fazer uma estória 100% clichê, tudo bem, talvez fique legal. Mas minha dica é tentar colocar o máximo de originalidade o possível; seja em algum detalhe do personagem, em algum acontecimento da estória, em fim.
4 - FALTA DE FREQUÊNCIA DE POSTAGEM DOS CAPÍTULOS!:
Esse é também horrível. Quem nunca passou por: você vê um livro interessante no Wattpad. A capa bonitinha, título chamativo e sinopse sedutora; você começa a ler, fica empolgado para saber o que irá acontecer e não tem mais capítulos novos já faz uns 2 meses. Isso é chato! Se quiserem fazer um livro, se garantam que podem postar os capítulos ao menos em duas em duas semanas. Eu entendo que tem também essa de não ter tempo, mas gente, deixar os leitores esperando não é muito bom, pois é provável que você o acabe perdendo eles para outro livro, que tem os capítulos postados frenquentemente. Se esforcem para conseguir postar pelo menos um capítulo a cada semana.
O ideal é ter uma data fixa de postagem, fica melhor para seus leitores se informarem dos dias que o livro será atualizado. Mas caso não consiga definir um dia
5 - Seja calmo no desenrolar do enredo
Eu uma vez li um livro que contava a estória de um casal gay, ok até aí, só que, gente, eu fiquei passada pelo fato que: as coisas simplesmente aconteciam rápido demais. No segundo capítulo, o chefe que era bem mal-humorado e que nada parecia melhor o humor dele, já estava um amor, como se em alguns dias a personalidade de uma pessoa conseguisse ser mudada assim, do nada. Também foi incrivelmente rápido o quão os personagens se apaixonarão rápido, Romeu e Julieta perdem para esse livro. O enredo ficava acelerado, e mais parecia que o autor dava tanta preferência a vomitar as ideias no papel que acabou esquecendo do envolvimento que o leitor precisa ter com o livro.
É simples, tudo leva um pouco de tempo para que a gente se familiarize, e um enredo na qual as coisas acontecem muito rápido não nos dá tempo para mergulhar no universo do livro, entende? É muito melhor criar um clima entre o casal, uma troca de olhares, alguns esbarros, algo fofo, do que fazer eles se beijarem
6 - Capa "sem sal":
Você pode ser um gênio da língua portuguesa, pode ter um enredo limpo e organizado, ter ideias incríveis, postar semanalmente e ter o enredo mais equilibrado e coerente do mundo! Mas se você tiver uma capa feia e uma sinopse comum e sem graça, você não vai conquistar tantos leitores. Hoje em dia, a aparência é fundamental, e em um livro, a capa é como um cartão de visita. Na sinceridade, as pessoas quase não leem sinopse, a maioria dá um voto de confiança no livro apenas pela capa. Tem vários métodos para se ter uma capa bonita, você pode:
- ENCOMENDAR: Caso você não entenda bufunfas de capas ou edição, encomendar é uma ótima escolha. Peça para algum amigo ou amiga seu que faça capas ou que mexa com edição criar uma capa para você. No Wattpad, tem alguns livros de encomendar, na qual as pessoas fazer capas de graça. Aqui no Tons em Pastel fazemos encomendar de capas de livros, clique aqui e saiba mais.
- CRIAR: Por mais que você não tenha experiência com edição, tutoriais estão aí para isso. Se você se empenhar em fazer algo, você consegue. Eu recomendo mais essa alternativa, pois a capa fica do seu jeitinho.
- COMPRAR: Vale à pena investir em uma capa bem moldada e estruturada, feita por um profissional, que irá saber criar um capa convidativa e que combine com sua estória. Mundo à fora aí tem milhões de sites, pessoas, páginas e empresas que realizam esses serviços, e creio que eles não cobram muito caro não.
7 - Falta de informações:
Vou ser breve,
Não digo que você é obrigado a morar em uma favela para escrever sobre ela, mas no mínimo, pesquise como é, como as pessoas vivem e tudo que se deva saber, e também não invente nada, é bom que seu livro fique mais realista o possível.
Bem, é só isso. Espero ter ajudado, de verdade, demorei muito a fazer esse post. Repetindo novamente que eu não estou dizendo que você não pode fazer nada dito aí, apenas trouxe algumas dicas para que seu livro fique mais bonitinho, porém, você pode fazer sim do seu jeito s2. E também as dicas se aplicam a qualquer plataforma, não somente ao Wattpad, apenas o coloquei pois é a que estou mais acostumada.
Até o próximo post, e caso tenha algum livro escrito pelo Wattpad, mande-me os links nos comentários. Beijinhoooos.
PROIBIDO reblogar.