Entenda o Clip: When The Party's Over - Billie Eilish

Oi minhas cerejinhas! Hoje vim falar um pouco sobre meu mais novo vicio áudio-visual do momento: a música When The Party's Over, da Billie Eilish. Eu sinceramente pensava que as músicas dela eram todas puxadas para o Trap, como you should see me in a crown, mas não! Me surpreendi com essa música e, principalmente com a voz dela. Acabei descobrindo uma nova artista! Eu já havia escutado uma música dela, Ocean Eyes, e eu amava... Mas tipo, na época eu ainda não gostava de músicas calminhas, esse vírus veio me contaminar agora em 2018.
Agora, estou ouvindo altas músicas dela e essa de fato é minha favorita! Não só pela letra super legal, mas pelo vídeo-clip, que ficou muito bem produzido por sinal. Algo realmente simples, mas que teve uma ótima produção... E obviamente, dá pra ter uma bela interpretação do clip em harmonia com a letra... Vamos lá:

Cada um tem sua livre interpretação em relação a absolutamente tudo! Todos emitimos opiniões diferentes quando vemos conteúdo X, então, caso sua interpretação do vídeo-clip não for a mesma que a minha, não significa que você está errado ou eu estou errada, significa que somos humanos, com opiniões e pensamentos diferentes. Por isso, não deixe de comentar sua visão do clipe!

ATENÇÃO:
O conteúdo a seguir pode ser considerado ofensivo/prejudicial para pessoas com mentalidade fraca; que possuem ansiedade; transtornos psicológicos; traumas ou que passam por alguma situação que baixa sua autoestima e/ou amor próprio. Caso tenha algum desses problemas, não prossiga!

Explicando o clipe:

O clipe se inicia com a Billie, sentada em uma cadeira branca, em uma sala onde tudo é branco, onde até mesmo sua roupa é branca. Tudo branco, porém, um copo de vidro com um líquido preto dentro, e ela está fitando receosa esse liquido. Além do líquido preto fugindo do padrão do branco, também tem seu cabelo que está azul, e detalhe, a Billie quase nunca aparece com o cabelo colorido nos clips, ele geralmente fica sempre na mesma cor, branco. Ela também está, além de toda aquela roupa branca, usando uma espécie de colar, que mais parece uma corrente em seu pescoço. Outro detalhe é que tudo está perfeitamente centralizado; a mesa no bloco do piso do chão, e até mesmo as pernas da cadeira, e o próprio copo do centro da mesa.
Após isso, ela toma coragem, pega o copo e dá um gole no líquido preto, percebemos que ela fica um pouco receosa, tipo ai que nojinho, mas acaba tomando todo o resto... Ela põe o copo no lugar que estava, já vazio, e limpa sua boca, mas, no fundo alguém diz com uma voz macabra "Call me Back", que significa ligue-me de volta, no português. Ela então começa a soltar pelos olhos de forma involuntária o líquido que acabara de beber, e ele está jorrando de forma descontrolada! Ela tenta limpar, mas ele sempre acaba saindo novamente, como se ela estivesse com um vazamento irreparável. No fim, as lágrimas negras param de cair, a câmera vai descendo sua posição, e vemos o líquido que estava saindo dos olhos da Billie jogando por todo o chão, descontroladamente, dando a impressão que de alguma forma, ela morreu ou algo terrível aconteceu com ela ela explodiu mano ;-;, 
Glup glup glupp
Explicando a teoria do clip:

Vou explica tudo em ordem de acontecimentos, tudo relacionado ao clipe. Vamos lá:
Citei que, na sala, tudo está branco e bem centralizado, exceto um copo com um líquido preto... O branco e o fato de tudo está organizado e perfeitamente centralizado representa a paz na vida dela, e a sala toda branca representa a própria vida dela, que está em paz, porém o liquido está lá, presente, empatando ela e a fazendo ter que se livrar dele de alguma forma. O líquido preto representa coisas que ela "engole", ou seja, finge gostar. Um detalhe é que seu cabelo está azul, que nos USA representa a cor da tristeza, e isso pode está ligado a fatores psicológicos já que o cabelo pode representar a cabeça, que representa o cérebro, que representa nosso campo central, onde todos os nossos pensamentos são armazenados. Algo também curioso em sua aparência é seu tão famigerado colar de correntes, que significa que ela está presa internamente, amarrada por algo que ela achou ser bonito (no caso, um colar, ou seja, um adereço) mas que, acabou fazendo-a mal de qualquer forma (como a Melanie Martinez diria: xarope continua sendo xarope em uma mamadeira). E não está ligado ao líquido, isso é meio que um fardo que ela já anda carregando que pode inclusive ter resultado nesse líquido.
Após olhar fixamente e depressivamente para o copo, ela toma coragem na cara e engole as coisas que, ela se força a gostar, e sabemos que ela se força a beber aquilo pelo seu medo olhando para o copo. Ela vira tudo e acaba bebendo todo o líquido do copo. Alguma voz macabra, que poderia significar seu próprio eu interior querendo ajuda, diz "ligue-me de volta". O interessante é que a voz disse isso após ela tomar o que lhe fazia tão mal. Agora vem a parte mais maravilhosa: ela começa a chorar tudo aquilo que havia bebido. Os olhos são a janela da alma, e o liquido sai justamente por lá, mostrando ainda mais que seu problema é interno, e detalhe: o líquido também mancha os olhos dela, as janelas para a alma dela. Dessa história toda de chorar preto, temos uma prova que: por mais que nós tentamos engolir nossas dores, elas sempre voltarão de outra forma! Que foi o que ocorreu com nossa Billie. Ela achou que engolir tudo aquilo iria fazer com que sumisse, com que ela mesma acreditasse que está bem, mas infelizmente, temos que enfrentar nossos "copos com líquidos vermelhos", e jamais bebê-los.
Quando as festas acabam, ela sofrem com a solidão do liquido preto, que não a deixa ser fixa com alguém. Representa essa solidão e tristeza em ser jovem e não instável, e fingir para si mesma que tudo está top, mas não está.
Ela tenta limpar as lágrimas, mas sempre tende a sair mais, e de forma descontrolada, provando que, uma dor que não para apenas sendo ignorada, é um tipo de dor que deve ser trabalhada no clássico estilo: mal-pela-raiz. No fim, as lágrimas param um pouco, e ela está aparentemente cansada, triste, e sofrida pelo que acabara de acontecer, até que ela "explode" aquele líquido, e ele vaza por tudo quanto é canto, transformando todo o "branco" da sala em um lugar negro e coberto pelas negatividades, ou seja, a paz dela foi pro inferno. A sala é como se fosse a vida dela, que foi coberta pela negatividade e vazio interno dela mesma.



Letra:

Para que vocês possam relacionar melhor minha teoria com a letra da música, aqui está ela em sua versão original e em português.
Aqui abaixo também encontramos uma imagem maravilhosa da cena que ela começa a chorar sua própria solidão. Se alguém souber como ela conseguiu fazer isso, pelo amor, COMENTA AQUI EM BAIXO! Não vou dormir em paz até saber. Mano, isso claramente não é algum efeito especial.


Original: 
Don't you know I'm no good for you?
I've learned to lose, you can't afford to
Tore my shirt to stop you bleeding
But nothing ever stops you leaving
Quiet when I'm coming home, I'm on my own
I could lie and say: I like it like that, like it like that
I could lie and say: I like it like that, like it like that
Don't you know too much already?
I'll only hurt you if you let me
Call me friend, but keep me closer
I'll call you when the party's over
Quiet when I'm coming home, I'm on my own
I could lie and say: I like it like that, like it like that
I could lie and say: I like it like that, like it like that
But nothing is better, sometimes
Once we have said our goodbyes
Let's, let it go
Let me let you go
Quiet when I'm coming home, I'm on my own
I could lie and say: I like it like that, like it like that
I could lie and say: I like it like that, like it like that

Tradução para o Português: 
Você não sabe que não sou boa pra você?
Eu aprendi a te perder, você não pode se dar o luxo de
Rasgar minha blusa para estancar seu sangramento
Mas nada te impede de ir embora
Em silêncio quando volto pra casa, estou sozinha
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim
Você já não sabe demais?
Só vou te machucar se você deixar
Me chama de amiga, mas me mantém por perto
Te ligo quando a festa acabar
Em silêncio quando volto pra casa, estou sozinha
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim
Mas às vezes nada é melhor
Quando tivermos dito adeus
Vamos apenas esquecer
Me deixe te esquecer
Em silêncio quando volto pra casa, estou sozinha
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim
Eu poderia mentir e dizer: Eu gosto assim, eu gosto assim

Pesado... ;-;

Foi isso, cerejinhas. Eu amo fazer essas análises do clip, e por mais que pareça, não é tão fácil. Ao menos uma visão mais ampla e poética deve ser algo que a pessoa tenha, para enxergar uma nova versão em algo que pode parecer não ter.
Comentem aqui em baixo o que acharam da minha teoria em relação ao clip, e comentem as de vocês também! Caso não tenha assistindo esse clip maravilhoso, veja aqui.

Espero que tenha sido útil, beijinhooos.
  1. Legal,Mas eu tambem quero saber

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi como esse clip foi feito,
    Eles colocam "tubos" finos que passam por todo o corpo dela e acabam nos olhos. É como uma "mangueira" de tinta preta.
    Acho que se você procurar no Google, você acha as cenas por trás das câmeras.

    ResponderExcluir
  3. Esse clipe é macabro.😱😱😱

    ResponderExcluir
  4. Essa é a parte dois da musica party favor. Onde ela está brigada com alguem e quer conversar. Call me back tem em party favor. Eu acho que ela estava brigada com alguem em pleno aniversario dela. Então ela tenta ligar,mas ninguem atende então deixa um recado. Eu acho que a pessoa ~morreu~ brigada com a Billie,o que é triste você esta brigadl com alguem e ela morre sem fazer as pazes.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda acho que é sobre suicídio...

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que é sobre alguma coisa que aconteceu com ela para ela fazer esse clip.

    ResponderExcluir