Oiii meus anjos e cerejinhas. Antes de mais nada, esse post não é uma lista com ideias de títulos de livros para você usar no seu, nada disso. Aqui vocês aprendem como fazer, e fazem :)
Não sei para vocês, mas pra mim, é sempre um saco ter que pensar em um nome atrativo e relativo ao livro. Não que seja um saco, mas não é um processo muito... Relaxante. Dá uma baita dor de cabeça ter que pensar em um título legal, tanto que eu não tenho problema algum em criar uma estória toda de cabeça.
Vamos fingir que eu não estou postando isso para procrastinar e não estudar logo para o teste de matemática de amanhã e vamos lá para as dicas!
Primeiramente, devemos saber que, há várias formas de fazer um título, e essas formas tem nomes. Vou dar exemplos delas aqui:
TÍTULO PREMONITÓRIO
Esse é o tipo de título que informará ao leitor um "spoiler" do desenrolar do enredo... É bem sugestivo. Exemplo:A Prisioneira de Jeff The Killer: Estudando o título, podemos ter várias coisas em mente, mas principalmente o foco e o principal da estória: A garota que é prisioneira do Jeff the Killer, ou seja, a estória irá rodar em volta dessa prisioneira e do que aconteceu após ele prender ela (inclusive recomendo, cliquem aqui para ler a estória no wattpad)
Título com nome das personagens
Como o próprio título da classificação diz, vai trabalhar em um título que contenha o nome dos personagens. Mas lembre-se, se sua intenção é criar um título que faça com que seu leitor se pergunte sobre seu livro, não é esse o tipo de título o certo para você, ele não é nenhum pouco sugestivo.Maria dos Ventos (exemplo): Não dá para saber o que danados pode acontecer no livro, pode no máximo gerar alguma pergunta de: quem é essa tal de Maria? Por que dos ventos e não das águas? O que ela faz?
título literal
É um título que pode se assemelhar ao Premonitório, porém, a diferença é que ele é muito literal! Exemplo:Um Romance de Verão: A estória toda será isso, esse romance de verão. Previsivelmente, duas pessoas irão se conhecer, ficar interessadas umas pelas outras, algo vem e atrapalha tudo mas no final eles ficam juntos.Esses são os tipos de títulos. Vai de cada um escolher o que acha melhor e mais haver com seu livro. Particularmente, uma dica que dou é que, seu título traga mais perguntas que respostas. Um livro que diz todo o enredo só pelo título não dá aquele aspecto de "ahh, mas como deve ser essa estória?", diferente de um título como "A Culpa é das Estrelas", que na verdade é uma metáfora. Não é algo tão literal, então trás uma curiosidade de saber sobre o livro. Outro bom exemplo é o livro "Centelha", Centelha como vocês
Outra dica que na verdade um aviso é: títulos como "A Nerd e o Popular", "O Dono do Morro", "Vendida para o Dono do Morro/alguma pessoa poderosa", "A Prima da Vizinha da Irmã da Sobrinha da Tia do Meu Pai" não são interessantes nem aqui nem na China, e sem contar que também tem a questão da visibilidade. Com um título desses sua estória será pesquisada por alguém e encontrada entre outras mil e uma com o mesmo título. Por favor, todos tem muito mais criatividade que isso. Mesmo sua estória falando de uma nerd e um cara popular, um dono do morro, alguém que foi vendido ou um romance entre o parente do amigo, você não precisa dá um CTRL C + CTRL V nesses tipos de títulos que são tão usados quando cueca. Inove, crie algo único e original! Títulos originais e nunca vistos antes chamam mais ainda a atenção do leitor.
Uma última dica (e mais preciosa) é como você pode criar um título do zero:
- 1) Característica de Personagem X: É sempre uma boa ideia criar o título baseado na personagem principal. Você pode usar um traço único da personalidade dela ou até um hobbie ou ticket, ex: Tanto Quanto Agridoce. Só não usem coisas como "O Babaca" ou "A Marrentinha", PELO AMOR!
- 2) Triunfo da Jornada do Herói: É você criar um título que seja inspirado no momento em que o personagem sai da zona de conforto dele e parte para o conflito principal, ex: O Dia em Que Eu Morri é um título que está bem literal, afinal, o personagem entra no conflito com o mundo espiritual, por exemplo após a morte dele.
- 3) Algo Único e Marcante da sua estória: Vou dar um exemplo do meu livro, As Três Formas de Crushar Alguém (que lança dia primeiro do ano que vem, hein!), no caso, essas três formas de separar o tipo de intensidade que é o amor pela pessoa é uma característica da Elena, entenderam? Outro exemplo é Uivando Pela Noite, que é uma característica do personagem, uivar toda noite.
- 4) Nome de Algo: Essa o exemplo é curto, tipo Riverdale, é o nome da cidade na qual os protagonistas vivem e os conflitos acontecem. Você também pode usar um nome de uma banda que há no seu livro, algum lugar como um bar que os amigos se reúnem, e etc... Mas tentem relacionar com o enredo do livro.
- 5) Metáforas: Como já estou cansada de dar exemplos, vou logo dar um exemplo que já usei, A Culpa é das Estrelas, e para entender melhor aqui em baixo está uma explicação do que é uma metáfora:
Metáfora: Designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro). Mais informações>>
Dica Extra: algo bem diferente seria traduzir o título da sua estória para o idioma do país em que ele se passa. Acho muito chique. Apenas não usem uma frase muito grande, usem coisas simples como "O Chefe", que vamos supor que a estória se passa na França, o título ficaria Le Patron, olha que chique!
Gostaria de declarar que Stou Morta!. Vou estudar agora para matemática. Espero que tenha sido útil, beijooooos <3