
Pois é gente! Eu voltei, como prometido. Estou muito feliz de não ter mais trabalhos para fazer, apenas as provas finais, e logo após dela estou livre daquela escola!Eu sei o quão difícil é criar uma sinopse interessante, acredite, todo escritor sabe o quão difícil é criar uma sinopse que chame a atenção do leitor e que não seja nem muito pequena, nem muito grande. E isso é sim importante pois é o primeiro contato do leitor ao enredo. Volto hoje com um post bem "dicas" que só a Cherry aqui faz, hahaha. Vou dar algumas dicas de como você pode criar uma sinopse boa. Vamos lá!Quer dizer, até ano que vem né.
1 - Crie Palavras Chaves:
Primeiramente, pegue as palavras chaves do seu livro, as que vão a definir. EX: Meu livro é sobre uma menina que é sequestrada por um Serial Killer, mas acaba se apaixonando por ele. As palavras chaves desse conto podem ser, pelo que vimos: Romance, Serial Killer. Apenas. "Ai Cherry! Só isso?!?!", sim gente, isso no caso é um exemplo, mas, na sua estória você obviamente vai usar mais palavras chaves. Escreva em um papel o enredo geral do seu livro, logo após vá tirando essas palavras chaves.
DICA: Cuidado na hora de separar as palavras chaves, não fique selecionando qualquer coisa, apenas as principais. Ou então sua sinopse ficará muito detalhada, e isso não é bom, visto que o objetivo da sinopse é dar um gostinho de "quero mais!" ao leitor.2 - Junte Essas Palavras Com Frases:
Isso não é complicado, mas parece. Vamos supor que minhas palavras foram praia, tragédia, verão, assassinato, mistério e drama. Você precisa ligar todas as suas palavras chaves com um texto, porém, OBVIAMENTE, precisa estar no contexto da sua estória. Vou dar um exemplo de como ficou a sinopse usando essas palavras chaves:
Exemplo de Sinopse:Em um trágico e sombrio verão em CIDADEXX, uma tragédia ocorreu: Os corpos de Nina e Jonh, casal mais perfeito e invejado da cidade e vencedores de todos os anos do concurso de Miss e Mister da pequena cidade, foram encontrados em estado brutalmente deplorável na praia próxima à Igreja Católica. Pelo que já havia sido divulgado, todos pensaram que era suicídio... Mas, não se dando por vencida, a irmã mais nova do Jonh, Madeline, decide ir à fundo nesse caso que, suspeitamente já foi declarado Encerrado no terceiro dia de investigação. O mistério vagava pelas noites em CIDADEXX, junto com uma onda inteira de drama voltado em: Quem Matou Nina e Jonh? Qual será sua próxima vítima? Ou, o melhor, Por que ele ou ela fez isso?
Ah, e detalhe: você não precisa necessariamente usar as palavras chaves em seu modo literal, pode tentar criar algo relacionado. Ex: Trocar "em um trágico e sombrio verão" em "naquele trágico e sombrio e ensolarado mês de Janeiro", pois, sabemos que nos U.S.A o verão é em Janeiro.
Bem, é somente isso amores, porém, aqui estão algumas dicas extras para sua sinopse ficar melhor ainda:
(As dicas a seguir foram inteiramente pegas do blog Liga dos Betas, o post é esse aqui.)
- Abuse do suspense: Não tenha medo de deixar questões pendentes. Quanto mais intrigante for a sinopse, mais vontade o leitor terá de ler a história. Faça perguntas, termine a sinopse com uma frase incompleta, instigue o leitor.
- Use como base o começo da história: Coloque os acontecimentos iniciais da história instigando os leitores a descobrirem o que acontece no final dela. É um bom modo de criar uma sinopse quando a história é longa.
- Poemas ou letras de música: Caso haja uma música que se enquadre na sua história, não há mal em usá-la como sinopse. Na realidade é mais fácil usá-la quando não se sabe fazer sinopses ou não se quer.
- Frases: Seja uma frase da própria história ou de outra pessoa, que tenha coerência com a sua história, pode ser uma boa escolha. É mais aconselhável que seja uma frase de sua própria autoria.
- Conteúdo: O maior dos pecados é quando um autor escreve tudo o que acontece na história dentro da sinopse. Desde como os personagens se conhecem até se eles morrem ou ficam juntos. Não faça isso. Para que o leitor lerá a história se, quando leu a sinopse, já soube tudo o que acontece?
- Coerência e coesão: A sinopse precisa ser coerente, seguir uma linha inteligível de pensamentos. Deve ter coesão com a história, tema e todo o resto. É fácil perder a coerência quando se escreve muito, por isso é bom maneirar.
- Deixar em branco: Não deixe o espaço da sinopse em branco, não só faz parecer que você não se esforça para deixar a sua história interessante como também pode fazer alguém denunciá-la por não conter sinopse, afinal, ela é o primeiro contato do leitor com a história, como eu já citei.
- Detalhes: Nunca faça da sinopse a ficha pessoal do seu personagem, incluindo o nome completo, altura, gostos e amores. Também não exagere nos adjetivos, seja direto e centrado, escrevendo o essencial e o que atrairá os leitores.
- Tamanho: É sempre bom lembrar que exageros são dispensáveis. Quando você for escrever uma sinopse, nunca a faça muito pequena ou muito grande, procure deixá-la com um tamanho bom.
- Detalhes: Nunca faça da sinopse a ficha pessoal do seu personagem, incluindo o nome completo, altura, gostos e amores. Também não exagere nos adjetivos, seja direto e centrado, escrevendo o essencial e o que atrairá os leitores.
