Saudações brotinhos. Como vão?! ^^
Não vi necessidade em enfeitar este post com qualquer tipo de imagem ilustrativa pois o assunto aqui é bem sério. Um dia desses coloquei uma caixinha de perguntas no meu Instagram, e uma menina conhecida que é transexual me questionou sobre qual hormônio eu utilizava, e isso me deixou um pouco intrigada. Devaneei comigo mesma sobre como esses medicamentos tão perigosos são tão indispensáveis nas nossas vidas e como o acesso a eles é restrito em algumas áreas. Nem em todo estado são disponibilizados hormônios gratuitos e tratamento adequado pelo SUS, também nem em toda cidade estão disponíveis os hormônios mais adequados nas farmácias, assim como nem todo endocrinologista sabe nos atender, e todos esses fatos levam muitas de nós (inclusive eu) a automedicação, pois como já mencionei, os efeitos dessa medicação são indispensáveis para muitas de nós conseguirmos levar uma vida mais tranquila com nosso próprio corpo. É a opção correta? De forma alguma! Hormônios são perigosos, e se você os insere em seu corpo sem saber o que eles farão e sem saber como anda o funcionamento do teu organismo, não há segurança de que você não sofrerá algum efeito colateral grave.
Mas também não há como sermos hipócritas e bancarmos uma de politicamente corretas quando sabemos que a maior parte das mulheres transexuais e travestis do Brasil se hormonizam por conta própria, muitas vezes até mesmo com medicamentos que não são próprios para uma reposição hormonal. Isso se deve a anticoncepcionais serem mais baratos e entregarem um resultado satisfatório na maioria dos casos, mas também, novamente, não sejamos hipócritas, embora os medicamentos de reposição hormonal que mulheres cisgêneras utilizam na menopausa sejam os mais adequados para nós, não existem remédios feitos pensados especialmente em nós, em nossos corpo e em nossas vidas, o que eu acho uma vergonha para a indústria farmacêutica brasileira, levando em consideração que existimos e temos a necessidade de nos hormonizar há séculos!
Particularmente falando, eu não consigo ficar sem hormônios desde que comecei a usar, cerca de um ano atrás. Odeio saber que meu corpo está funcionando como o corpo de um "homem", e é exatamente assim que eu me sinto quando minha testosterona está alta. Pra mim, há outros efeitos importantes dos hormônios além da redistribuição de gordura para os locais femininos do corpo e o do aumento das mamas; a pele macia, os músculos atrofiados, os pelos crescendo finos e lentamente, o cheiro feminino suave que nosso corpo exala, a não produção de espermatozoides, a pele limpa e sem acne, tudo isso faz com que eu me sinta mais ainda dentro do espectro da feminilidade, e quando não tenho isso, sinto-me deslocada.
No começo do ano precisei fazer uma pausa pois iria trocar a medicação, e nesse meio tempo minha testosterona aumentou drasticamente, e os efeitos colaterais desse hormônio surgiram. Foi torturante ter que passar por tudo aquilo, ver os efeitos que consegui com tanto tempo indo em bora em questão de semanas, e eu sabendo que para bloquear minha testosterona e meu nível de estrogênio voltar a como deveria estar, levariam meses. Foi realmente um processo bem difícil pra mim e pessoas mais próximas do meu cotidiano sentiram isso também.
Acho que já ficou claro o quanto os hormônios são importantes para algumas de nós. Isso mesmo, algumas, pois nem todas têm a vontade de se hormonizar e não se incomodam com os efeitos da testosterona no corpo delas, e tá tudo ok nisso também! Em suma, não há como eu recomendar qualquer tipo de medicação aqui, pois eu ficaria com a consciência pesada se alguma de vocês acabasse se dando mal nisso, afinal, o que funciona pra mim pode não funcionar para você. O que posso recomendar é que, caso não tenha mesmo como você ter um acompanhamento médico, seja pelo sistema particular ou público, pesquise muito sobre os hormônios que você quer tomar, veja muitos vídeo no Youtube sobre as experiências de outras meninas, leia em sites os riscos e os efeitos colaterais, leia a bula, pergunte a alguém que você conheça e que usa o que acharam dele e teste, se você sentir algo ruim, pare o uso e troque por outro.
xoxo!